O ciclo do tempo e o apreciar da vida

Tenho um amor pela música que me acompanha desde menina. Cantava pequenina inspirada pela avó e mãe afinadas que tive a sorte de ter. Cantava embalada pelo amor do meu pai pela música e a vitrola que tinha destaque na sala de casa. Pela vitrola passaram tantos nomes. Milton, Mercedes Sosa, Gal, Gil, Chico, Música Clássica e tantos mais.  O amor cultivado pelos meus me invadiu, frutificou e multiplicou em tantos mais. O ritual da vitrola e disco que arranhava e a agulha que acabava foi substituído pelo CD e  a música deixou de ser palpável para ser presença na nuvem e aplicativos. 

A mesma música que uniu as gerações também uniu a mim e a minha filha, mas ela nunca soube o que é esperar pela chegada de um disco,  passar algumas horas fazendo a seleção das faixas e gravar na fita cassete para poder escutar a sua seleção no carro.  

Tantas tardes escutando discos e decorando letras e contando o dinheirinho para adquirir o disco desejado. Esperando o disco chegar na loja, esperar para escutar a música na minha casa e ser dona daquele espaço de sonho.

E de repente, nesse fim de semana, vem da minha filha o pedido para a compra de uma vitrola. E no embalo paramos em uma feira para a compra de discos.

Confesso que no primeiro momento, me senti irritada de estar voltando no tempo. Afinal, foi ela que me convenceu a deixar de ter músicas e ir para o Spotify.

Sou tão apegada a música que minha riqueza é tê-las. E de repente me senti traída. Eu que havia desapegado por influência dela, vi ela voltando a ser como eu era.

Mas depois do primeiro impulso sentimental meu coração ficou aquecido porque a vi desfrutar o ritual musical do disco. O de tirar um tempo e viver a música. O ritual que uniu tantas gerações estava lá através da música.

Nossa música e cultura tem tanta gente a ser celebrada e o que precisamos entender é que  a arte nos une como povo e como gerações.

Precisamos celebrar a cultura que desperta em nós os sonhos, os sentimentos. Com música nos transportamos e independente do tempo que vivemos nos unimos com os nossos queridos, mesmo os que aqui não mais estão.

Hoje, senti que mesmo quando aqui eu não estiver mais, no ritual da música estarei junto com minha filha.

Que esse mundo compreenda que a arte nos une, nos leva a ser mais e nos aprimora.

Que a arte nos leva a amar e a sonhar livremente.

Obrigada aos artistas que nos inspiraram cotidianamente e nos levam a uma vida mais feliz. Pelo menos a minha é.

Obrigada Lara. Minha vida contigo é muito mais rica e feliz!

Obrigada por me dar esperanças da renovação da vida e do amor.

Deixe um comentário